Ansiedade Infantil Social

Sinais de Ansiedade em Crianças

ansiedade-crianca

Sinais de Ansiedade em Crianças

Os sintomas da ansiedade podem surgir em sequências alternadas, com períodos mais ou menos frequentes e de maior ou menor intensidade e duração. É importante estar atento ao grau de prejuízo funcional que eles estejam causando.

Estado de constante vigilância, medo de situações banais, transtornos e fobias específicas, como medo de animais, aviões ou tempestades são sinais de que a criança está ansiosa e precisando de ajuda. Além do mais, sensibilidade exacerbada a estímulos de reprovação e autocrítica exagerada também podem desencadear um quadro grave desse problema.

Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Doenças Mentais – 5 -TR os transtornos de ansiedade estão associados a perturbações comportamentais, ansiedade e medo em excesso. Cerca de 10 a 15% das crianças experimentam sintomas de transtorno de ansiedade durante a infância, fator que impacta negativamente em seu desenvolvimento e aprendizagem.

Existem sinais para ficar atento e observar se seu filho está passando por problemas. Veja alguns sintomas e prejuízos funcionais:

  • alterações no apetite;
  • dificuldades no sono;
  • queda no rendimento escolar;
  • falta de motivação;
    preocupações excessivas;
  • dores de cabeça;
    tonturas;
  • isolamento social;
    pesadelos recorrentes;
  • irritabilidade ou apatia.

Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Doenças Mentais – 5 -TR os transtornos de ansiedade estão associados a perturbações comportamentais, ansiedade e medo em excesso. Os sintomas da ansiedade são caracterizados pelo medo, angústia, inquietação, apreensão, sensação de exaustão, pensamentos 9 negativos associados a perigos desconhecidos e futuros, insônia e tensão muscular.

Segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (2018) 10 a 15% da população mundial de crianças sofreram ou sofrem de ansiedade, no Brasil, é estimado um percentual de 1 a 3% das crianças. Na pandemia provocada pela Covid19, revelou que 1 a cada 4 crianças e adolescentes brasileiros tiveram sintomas de ansiedade. A ansiedade é normal quando dada a reação defensiva ante uma situação de perigo e impulsiona o ser-humano a agir ou se proteger, podem configurar-se como um transtorno quando passa a interferir no comportamento da criança em seu cotidiano, na realização de tarefas e sociabilização. Compreende-se, assim, que o estado emocional influencia o desempenho e comportamento das crianças, que podem sofrer com dificuldades de aprendizagem a partir de sintomas da ansiedade.

plugins premium WordPress