Mutismo Seletivo
janeiro 8, 2024 2024-01-31 3:58Mutismo Seletivo
Mutismo Seletivo (MS) refere-se a um transtorno de ansiedade (APA, 2014), caracterizado na literatura internacional como altamente resistente a qualquer tipo de tratamento, apresenta impacto negativo no desenvolvimento interpessoal e acadêmico, e quando não tratado pode evoluir para transtornos mais graves. Trata-se de um distúrbio que designa crianças que decidem não falar com algumas pessoas, inclusive do círculo familiar. Alguns ambientes públicos são temidos por essas crianças, principalmente o espaço escolar, provavelmente, por tratar-se de um local onde existe a expectativa de que a criança se expresse verbalmente. Importante ressaltar que, a despeito de, não manifestarem a fala com algumas pessoas, essas crianças apresentam desenvolvimento linguístico apropriado para a idade, se comunicando de forma adequada com pessoas próximas. É um transtorno raro, com prevalência encontrada em menos de 1% da população, sendo sua incidência maior no sexo feminino, com idade de manifestação maior a partir dos três anos de idade, fase do início da vida escolar (APA, 2014; Black & Uhde, 1992; Gutenbrunner, Hennighausen, Herpertz-Dahlmann, Poller & Remschmidt, 2001; Peixoto & Zanelli, 2014).
Por que uma criança desenvolve mutismo seletivo?
A maioria das crianças com mutismo seletivo tem uma predisposição genética para a ansiedade. Em outras palavras, eles herdaram a tendência de ficar ansiosos de um ou mais membros da família. Muitas vezes, essas crianças apresentam sinais de ansiedade severa, como ansiedade de separação, acessos de raiva e choro frequentes, mau humor, inflexibilidade, problemas de sono e timidez extrema desde a infância.
Crianças com mutismo seletivo costumam ter temperamentos severamente inibidos. Estudos mostram que indivíduos com temperamentos inibidos são mais propensos à ansiedade do que aqueles sem temperamentos tímidos. A maioria, senão todas, das características comportamentais distintas que as crianças com mutismo seletivo retratam pode ser explicada pela hipótese estudada de que crianças com temperamentos inibidos têm um limiar diminuído de excitabilidade na área em forma de amêndoa do cérebro chamada amígdala. Ao ser confrontada com um cenário de medo, a amígdala recebe sinais de perigo potencial (do sistema nervoso simpático) e começa a desencadear uma série de reações que ajudarão os indivíduos a se protegerem. No caso de crianças com Mutismo Seletivo, os cenários de medo são ambientes sociais como festas de aniversário, escola, reuniões familiares, tarefas de rotina, etc.
É importante compreender que algumas crianças com Mutismo Seletivo podem começar com mutismo na escola e em outros ambientes sociais. Devido ao reforço negativo de seu mutismo, mal-entendidos daqueles ao seu redor e, talvez, maior estresse em seu ambiente, eles podem desenvolver mutismo em todos os ambientes. Essas crianças têm mutismo progressivo e ficam mudas dentro / fora de casa com todas as pessoas, incluindo pais e irmãos.